sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Pe. Zezinho fala pela primeira vez sobre seu estado de saúde

Desde que Pe. Zezinho teve um AVC, em setembro de 2012, dei notícias sobre seu estado de saúde com autorização dele próprio e de meus superiores na Congregação dos Padres do Coração de Jesus, da qual fazemos partes. Todos sabem que somos confrades de comunidade no Convento SCJ, em Taubaté. A parada obrigatória foi a oportunidade para fazer uma revisão total de saúde, no alto dos seus 70 anos. Hoje, pela primeira vez, Pe. Zezinho publicou em seu faceboock um longo relato sobre a sua situação de saúde. Leia em prece.

ESTA DOENÇA CHAMADA CÂNCER 
1
Neste Natal recebi uma boa notícia. Posso me preocupar menos com esta enfermidade, chamada câncer, uma vez que já carrego um AVC e um diabetes sempre prontos a me balançar! Meus amigos me perguntavam se a notícia não me abalava. De fato, não! Tive mãe e pai estóicos e paralíticos e aprendi muito com eles. Isto não me faz mais santo que os outros, mas me ensinou a encarar a vida sem ser trágico. Já cantei a respeito deles que ter problemas na vida não e ter vida infeliz!
Depois de três riscos de morte, três acidentes , um dos quais um Acidente Vascular Cerebral que tirou de circulação por mais de um ano, e às vezes dribla minha fala, eu me considero um missionário sem barcos, nem aviões, com menos microfones e quase nenhuma câmara! Mas ainda estou na ativa! Grato por quem orou por mim! Não mereço, mas ganhei mais do que mereço.
2
Mas penso nos outros que carregam esta disfunção! Há crianças, adolescentes, jovens, adultos, anciãos a enfrentar o câncer. Outras doenças também matam com dores até mais martirizantes. Mas é do câncer que mais se tem medo. O diagnóstico sempre preocupa. São células rebeldes que precisam retroceder para não contaminar as células sadias.
Sofrem de câncer o menino, a menina, o jovem, avô, avó, tio e tia, namorados, atletas, bandidos, santos, governantes, artistas, ricos e pobres, médicos e até pregadores que diziam que Jesus cura seus fiéis e seus familiares!
3
Uma disfunção do corpo devora as células de tal maneira que as células vão sendo comprometidas antes do coração e do cérebro. Em muitíssimos casos, os fármacos, uma cirurgia, um milagre revitalizam as células e a pessoa recupera a vitalidade e sobrevive. Cada filho ou filha de Deus atingida por esta enfermidade reage como é, ou como aprendeu a reagir.
O fato é que, no dia em que o médico sereno e amigo nos diz que seu corpo está perdendo células vitais em determinada região do corpo , se for o seu caso, vc sabe que tem mais alguns meses, ou muitos anos de vida. Mas é apenas uma possibilidade. Pode haver revitalização ou não; pode haver milagre ou não. Aí entra a calma e a fé! Milagres acontecem! Oração funciona! E nem sempre só os bonzinhos e gentis são curados. Pecadores também! É aí que a chance aumenta!
4
Procurar clínicas, ir a um lugar de romaria, um templo, pedir mais alguns de vida, procurar um pregador que apregoa curas no seu templo na mais igreja, pedir intercessão, tudo isso é ótimo.
Mas quando se crê que o autor da vida é Deus, talvez a atitude mais certa é manter a calma e seguir as orientações dos médicos e médicas. Como poucos sobreviverão mais de 80 anos, convêm conversar com aquele que nos criou e colocar corpo e espírito no colo dele. As células ou nos levarão, ou esperarão. Mas estaremos em paz se entendermos que se trata de uma passagem.
5
Se estou morrendo? Não! Os médicos não mentem para mim, nem para meus superiores religiosos. O que sei é que o tratamento é de qualidade. E os médicos ficaram alegres. São queridos. Todos e todas. As Irmãs PMMI são serenas e competentes. Daqui a alguns meses direi se as células foram controladas. Veremos enquanto oro e ajudo meu povo a pensar .
Mas não tenham pena de mim. Pensem nos que perderam a paz por causa dessas células. Eu continuo crescendo como pessoa e como pregador diante de mais este desafio. Não foi o único e provavelmente não será o último! Todo mundo passou ou passará por desafios.
6
Ele sabe e eu também acho que sei que a decisão é Dele! Oro por todos que deitam naquelas máquinas ou recebem aquelas injeções mensais! A maioria encara o tratamento com serenidade!
Agora que meus médicos dizem que estou fora deste perigo, mas que terei que me cuidar para sempre, desejo o mesmo a todos.
Aguardem mensagens e cds a respeito . É uma das razões porque estou guardando silêncio até 31 de janeiro. Orem comigo. Oro com vocês em minhas liturgias! Grato!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Você e sua paróquia podem enviar mensagem de Natal ao Papa

O Papa Francisco pode receber a sua mensagem de Natal. Uma iniciativa do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais por meio do portal pope2you.net está recebendo vídeos com os votos de ‘Feliz Natal’ ao Pontífice. 

A ideia é que as pessoas, jovens, grupos, institutos, paróquias, entre outros, possam manifestar a sua proximidade ao Papa por meio de uma oração e uma mensagem natalina.

O padre Paolo Padrini, coordenador do projeto, destacou que a proposta vem ao encontro do constante pedido do Santo Padre para que rezem por ele.

“Através desta iniciativa, com os votos de Feliz Natal de todo o mundo, chegará uma oração natalícia para o Papa Francisco”, assinalou à Rádio Vaticana.

Para enviar o vídeo:
1. Acesse a página www.pope2you.net
Obs.: os vídeos devem ser enviados via Vine ou Instagram.
Fonte: www.a12.com 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

É tempo de preparação para a vinda do Senhor

Kamaga/©PhotoXpress

Que nós, cristãos, iluminados pela Luz do Verbo Encarnado, preparemos a vinda do Salvador."*

A realidade dos últimos anos demonstra a busca por um salvador "a um preço barato"; falsos profetas continuam a propor uma salvação mediante doutrinas enganadoras, que sempre acabam por gerar violentas desilusões. 

É tarefa de todo cristão e especialmente do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem, aos quais o Papa confia suas intenções, espalhar, com o testemunho de vida, a verdade sobre o Natal e o verdadeiro sentido que Cristo traz a cada pessoa de boa vontade. Nascido na pobreza e na simplicidade, Jesus oferece a todos a alegria e a paz que só Ele pode dar. 

Por que preparar a vinda do Salvador? Questiona Pe. Paiva, SJ, e ressalta: "João Batista preparou. Nossa Senhora e São José prepararam. Também os Santos Patriarcas e Profetas, os Sábios e Salmistas de Israel prepararam esse dia feliz (...) Que possamos preparar dignas moradas para Ti com boas confissões, comunhões, esmolas, sacrifícios por amor e atos de fé, esperança e caridade"**.

É tempo de olhar para nós mesmos e refletir como podemos incorporar a paz, a alegria, a luz e o amor de Jesus Cristo em nossas vidas e em nossos relacionamentos. Que possamos nos preparar para a vinda do Senhor e cantar: "Jesus menino, o meu coração se faz manjedoura, pra te acolher em minha pequenez. Ó quanta alegria nos dá. Jesus menino, os anjos no céu e os homens na terra dão Glória e louvor a Deus nas alturas, celebram o amor que nasceu entre nós"***.

Texto:Vanessa Fonseca

* Ver Intenção pela Evangelização, na edição de dezembro do Mensageiro do Coração de Jesus, nº 1.316.
** Ver Bilhetes Mensais do Apostolado da Oração no Brasil, nº 1.659, dezembro de 2013.
*** Jesus Menino, música de Marcelo Oliveira, do CD A riqueza de um amigo, Comunidade Católica Recado.

Fonte: www.apostoladodaoracao.com.br

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Papa diz: "Natal é abrir o coração para receber Jesus"

“Preparar-se para o Natal com a oração, a caridade e o louvor: com o coração aberto ao encontro com o Senhor, que tudo renova”: foram as palavras do Papa na missa presidida na Casa Santa Marta, nesta primeira segunda-feira de Advento.

Comentando o trecho do Evangelho do dia, em que o centurião romano pede com fé a Jesus a cura de seu servo, o Papa recordou que nestes dias, “começamos um novo caminho… rumo ao Natal, que não é apenas uma data bonita, e nem a recordação de um fato bonito”: “O Natal é mais: vamos neste caminho para encontrar Jesus, Natal é um encontro com o coração com a vida, para encontrar o Senhor vivo, com fé. Não é fácil viver com fé. Na parábola do Evangelho, o Senhor se surpreende com a fé do centurião. Este, que tinha feito um caminho de fé, sentiu a alegria do encontro com o Senhor”.

No entanto, Francisco fez uma ressalva: “Mais importante do que encontrarmos Jesus é deixar-nos encontrar por Ele”: “Quando é Ele que entra dentro de nós, é Ele que refaz tudo, porque isto é a chegada do Senhor. Ele refaz nosso coração, alma, vida, esperança e caminho… mas é preciso ter o coração aberto!”.

“Assim Ele me diz o que quer me dizer, que nem sempre é o que quero ouvir, mas Ele é o Senhor e fala somente para mim!. Ele não nos vê como um conjunto, uma massa: Ele olha cada um nos olhos, no rosto, porque seu amor não é abstrato, mas concreto. O Senhor pessoa me vê como pessoa. Deixar-se encontrar pelo Senhor é justamente isso: deixar-se amar por Ele”.

Neste caminho rumo ao Natal – concluiu o Papa – alguns comportamentos podem nos ajudar: “perseverar na oração, ser mais concretos na caridade fraterna, aproximar-se mais de quem precisa; e ter alegria ao louvar o Senhor”. 

Fonte: Rádio Vaticano