sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Pe. Zezinho fala pela primeira vez sobre seu estado de saúde

Desde que Pe. Zezinho teve um AVC, em setembro de 2012, dei notícias sobre seu estado de saúde com autorização dele próprio e de meus superiores na Congregação dos Padres do Coração de Jesus, da qual fazemos partes. Todos sabem que somos confrades de comunidade no Convento SCJ, em Taubaté. A parada obrigatória foi a oportunidade para fazer uma revisão total de saúde, no alto dos seus 70 anos. Hoje, pela primeira vez, Pe. Zezinho publicou em seu faceboock um longo relato sobre a sua situação de saúde. Leia em prece.

ESTA DOENÇA CHAMADA CÂNCER 
1
Neste Natal recebi uma boa notícia. Posso me preocupar menos com esta enfermidade, chamada câncer, uma vez que já carrego um AVC e um diabetes sempre prontos a me balançar! Meus amigos me perguntavam se a notícia não me abalava. De fato, não! Tive mãe e pai estóicos e paralíticos e aprendi muito com eles. Isto não me faz mais santo que os outros, mas me ensinou a encarar a vida sem ser trágico. Já cantei a respeito deles que ter problemas na vida não e ter vida infeliz!
Depois de três riscos de morte, três acidentes , um dos quais um Acidente Vascular Cerebral que tirou de circulação por mais de um ano, e às vezes dribla minha fala, eu me considero um missionário sem barcos, nem aviões, com menos microfones e quase nenhuma câmara! Mas ainda estou na ativa! Grato por quem orou por mim! Não mereço, mas ganhei mais do que mereço.
2
Mas penso nos outros que carregam esta disfunção! Há crianças, adolescentes, jovens, adultos, anciãos a enfrentar o câncer. Outras doenças também matam com dores até mais martirizantes. Mas é do câncer que mais se tem medo. O diagnóstico sempre preocupa. São células rebeldes que precisam retroceder para não contaminar as células sadias.
Sofrem de câncer o menino, a menina, o jovem, avô, avó, tio e tia, namorados, atletas, bandidos, santos, governantes, artistas, ricos e pobres, médicos e até pregadores que diziam que Jesus cura seus fiéis e seus familiares!
3
Uma disfunção do corpo devora as células de tal maneira que as células vão sendo comprometidas antes do coração e do cérebro. Em muitíssimos casos, os fármacos, uma cirurgia, um milagre revitalizam as células e a pessoa recupera a vitalidade e sobrevive. Cada filho ou filha de Deus atingida por esta enfermidade reage como é, ou como aprendeu a reagir.
O fato é que, no dia em que o médico sereno e amigo nos diz que seu corpo está perdendo células vitais em determinada região do corpo , se for o seu caso, vc sabe que tem mais alguns meses, ou muitos anos de vida. Mas é apenas uma possibilidade. Pode haver revitalização ou não; pode haver milagre ou não. Aí entra a calma e a fé! Milagres acontecem! Oração funciona! E nem sempre só os bonzinhos e gentis são curados. Pecadores também! É aí que a chance aumenta!
4
Procurar clínicas, ir a um lugar de romaria, um templo, pedir mais alguns de vida, procurar um pregador que apregoa curas no seu templo na mais igreja, pedir intercessão, tudo isso é ótimo.
Mas quando se crê que o autor da vida é Deus, talvez a atitude mais certa é manter a calma e seguir as orientações dos médicos e médicas. Como poucos sobreviverão mais de 80 anos, convêm conversar com aquele que nos criou e colocar corpo e espírito no colo dele. As células ou nos levarão, ou esperarão. Mas estaremos em paz se entendermos que se trata de uma passagem.
5
Se estou morrendo? Não! Os médicos não mentem para mim, nem para meus superiores religiosos. O que sei é que o tratamento é de qualidade. E os médicos ficaram alegres. São queridos. Todos e todas. As Irmãs PMMI são serenas e competentes. Daqui a alguns meses direi se as células foram controladas. Veremos enquanto oro e ajudo meu povo a pensar .
Mas não tenham pena de mim. Pensem nos que perderam a paz por causa dessas células. Eu continuo crescendo como pessoa e como pregador diante de mais este desafio. Não foi o único e provavelmente não será o último! Todo mundo passou ou passará por desafios.
6
Ele sabe e eu também acho que sei que a decisão é Dele! Oro por todos que deitam naquelas máquinas ou recebem aquelas injeções mensais! A maioria encara o tratamento com serenidade!
Agora que meus médicos dizem que estou fora deste perigo, mas que terei que me cuidar para sempre, desejo o mesmo a todos.
Aguardem mensagens e cds a respeito . É uma das razões porque estou guardando silêncio até 31 de janeiro. Orem comigo. Oro com vocês em minhas liturgias! Grato!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Você e sua paróquia podem enviar mensagem de Natal ao Papa

O Papa Francisco pode receber a sua mensagem de Natal. Uma iniciativa do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais por meio do portal pope2you.net está recebendo vídeos com os votos de ‘Feliz Natal’ ao Pontífice. 

A ideia é que as pessoas, jovens, grupos, institutos, paróquias, entre outros, possam manifestar a sua proximidade ao Papa por meio de uma oração e uma mensagem natalina.

O padre Paolo Padrini, coordenador do projeto, destacou que a proposta vem ao encontro do constante pedido do Santo Padre para que rezem por ele.

“Através desta iniciativa, com os votos de Feliz Natal de todo o mundo, chegará uma oração natalícia para o Papa Francisco”, assinalou à Rádio Vaticana.

Para enviar o vídeo:
1. Acesse a página www.pope2you.net
Obs.: os vídeos devem ser enviados via Vine ou Instagram.
Fonte: www.a12.com 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

É tempo de preparação para a vinda do Senhor

Kamaga/©PhotoXpress

Que nós, cristãos, iluminados pela Luz do Verbo Encarnado, preparemos a vinda do Salvador."*

A realidade dos últimos anos demonstra a busca por um salvador "a um preço barato"; falsos profetas continuam a propor uma salvação mediante doutrinas enganadoras, que sempre acabam por gerar violentas desilusões. 

É tarefa de todo cristão e especialmente do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem, aos quais o Papa confia suas intenções, espalhar, com o testemunho de vida, a verdade sobre o Natal e o verdadeiro sentido que Cristo traz a cada pessoa de boa vontade. Nascido na pobreza e na simplicidade, Jesus oferece a todos a alegria e a paz que só Ele pode dar. 

Por que preparar a vinda do Salvador? Questiona Pe. Paiva, SJ, e ressalta: "João Batista preparou. Nossa Senhora e São José prepararam. Também os Santos Patriarcas e Profetas, os Sábios e Salmistas de Israel prepararam esse dia feliz (...) Que possamos preparar dignas moradas para Ti com boas confissões, comunhões, esmolas, sacrifícios por amor e atos de fé, esperança e caridade"**.

É tempo de olhar para nós mesmos e refletir como podemos incorporar a paz, a alegria, a luz e o amor de Jesus Cristo em nossas vidas e em nossos relacionamentos. Que possamos nos preparar para a vinda do Senhor e cantar: "Jesus menino, o meu coração se faz manjedoura, pra te acolher em minha pequenez. Ó quanta alegria nos dá. Jesus menino, os anjos no céu e os homens na terra dão Glória e louvor a Deus nas alturas, celebram o amor que nasceu entre nós"***.

Texto:Vanessa Fonseca

* Ver Intenção pela Evangelização, na edição de dezembro do Mensageiro do Coração de Jesus, nº 1.316.
** Ver Bilhetes Mensais do Apostolado da Oração no Brasil, nº 1.659, dezembro de 2013.
*** Jesus Menino, música de Marcelo Oliveira, do CD A riqueza de um amigo, Comunidade Católica Recado.

Fonte: www.apostoladodaoracao.com.br

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Papa diz: "Natal é abrir o coração para receber Jesus"

“Preparar-se para o Natal com a oração, a caridade e o louvor: com o coração aberto ao encontro com o Senhor, que tudo renova”: foram as palavras do Papa na missa presidida na Casa Santa Marta, nesta primeira segunda-feira de Advento.

Comentando o trecho do Evangelho do dia, em que o centurião romano pede com fé a Jesus a cura de seu servo, o Papa recordou que nestes dias, “começamos um novo caminho… rumo ao Natal, que não é apenas uma data bonita, e nem a recordação de um fato bonito”: “O Natal é mais: vamos neste caminho para encontrar Jesus, Natal é um encontro com o coração com a vida, para encontrar o Senhor vivo, com fé. Não é fácil viver com fé. Na parábola do Evangelho, o Senhor se surpreende com a fé do centurião. Este, que tinha feito um caminho de fé, sentiu a alegria do encontro com o Senhor”.

No entanto, Francisco fez uma ressalva: “Mais importante do que encontrarmos Jesus é deixar-nos encontrar por Ele”: “Quando é Ele que entra dentro de nós, é Ele que refaz tudo, porque isto é a chegada do Senhor. Ele refaz nosso coração, alma, vida, esperança e caminho… mas é preciso ter o coração aberto!”.

“Assim Ele me diz o que quer me dizer, que nem sempre é o que quero ouvir, mas Ele é o Senhor e fala somente para mim!. Ele não nos vê como um conjunto, uma massa: Ele olha cada um nos olhos, no rosto, porque seu amor não é abstrato, mas concreto. O Senhor pessoa me vê como pessoa. Deixar-se encontrar pelo Senhor é justamente isso: deixar-se amar por Ele”.

Neste caminho rumo ao Natal – concluiu o Papa – alguns comportamentos podem nos ajudar: “perseverar na oração, ser mais concretos na caridade fraterna, aproximar-se mais de quem precisa; e ter alegria ao louvar o Senhor”. 

Fonte: Rádio Vaticano

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Hino da CF 2014 já está disponível

O CD com o Hino da Campanha da Fraternidade (CF) de 2014 e os cantos para a Quaresma já estão disponíveis nas livrarias católicas de todo país. O hino foi escolhido a partir do concurso e teve a aprovação final dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral. 

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, padre José Carlos Sala, o hino “é indicado especialmente para ser cantado nos momentos de encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão”. A canção traz uma reflexão sobre o tema da CF do próximo ano: “Fraternidade e tráfico humano”.
 
Desde 2006, o CD apresenta o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a liturgia de cada ano. “O álbum está enriquecido com diversas músicas para as celebrações da Quaresma do ano A, que contemplam a espiritualidade e a sacramentalidade própria deste tempo litúrgico”, explica padre Sala.  

“Com este subsídio, as equipes de canto e música poderão escolher o melhor meio para utilizar estas canções, e assim ajudar os fiéis na assimilação dos cantos para melhor celebrar a quaresma”, completa o assessor.

Fonte: Informações CNBB

Deixe-se trabalhar pelo Senhor

Você deve conhecer a expressão “santo do pau oco”. Deus não se agrada daqueles que tentam enganá-Lo ostentando uma imagem de santidade. O Senhor não se deixa enganar. Os homens veem as aparências; Deus vê o coração. Seus valentes guerreiros precisam ser formados na essência do Evangelho.

O Senhor não se satisfaz com exterioridade, pois Ele abomina os “sepulcros caiados” (cf. Mt 23,27). Por isso quer nos dar um coração novo e um espírito novo e nos formar discípulos segundo o Seu Coração. 

E nos diz: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás homicídio; aquele que cometer um homicídio responderá por ele no tribunal” (Mt 5,21).

Os escribas e os fariseus faziam questão de observar precisamente esse mandamento; essa era a lei. Mas Jesus vai muito além. Ele não para na consequência, vai à causa. Não para no homicídio, vai ao coração. Por isso Ele não proíbe apenas o matar, Ele quer nos dar um coração transformado.

Jesus vai ainda mais a fundo: 

“Pois eu vos digo: todo aquele que se encolerizar contra seu irmão responderá por isso no tribunal [...]”(Mt 5,22a). 

A cólera, a ira e o rancor, nutridos no coração, vão levar-nos a certas atitudes impensadas, até mesmo ao homicídio. A semente está nos sentimentos, e Jesus quer atingir a semente, não apenas as consequências que virão. Ele quer ir ao seu coração e cauterizar a causa: a cólera, a inveja, a ambição, o rancor... E vai além: Ele quer dar-nos um coração semelhante ao d'Ele: um coração manso, humilde, bondoso, paciente, cheio de amor.


"Mudar o coração. Isso não depende só de nosso esforço, e sim da graça de Deus", ensina monsenhor Jonas

Esta é a meta: mudar o coração. Isso não depende só de nosso esforço, e sim da graça de Deus, que quer nos dar um novo coração. O que fazemos é aceitar, cooperar. 

Essa mentalidade é oposta à mentalidade do mundo na qual fomos educados. Ensinaram-nos a pagar o mal com o mal, o desaforo com o desaforo, a ofensa com a ofensa. O Senhor quer mudar tudo isso. A tentação havia nos convencido de que esse tipo de santidade não existia. Era utopia, ilusão e não devíamos ser presunçosos a ponto de querer conquistá-la. Mas a grande realidade é que o Senhor quer que cheguemos lá, que passemos além. Ele nos quer no caminho da santidade.

Jesus arremata tudo no final desse capítulo, dizendo-nos:

“Sereis perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celeste” (Mt 5,45).

É uma ordem e uma afirmação ao mesmo tempo. Este é o propósito de Jesus para nós. Só não o conseguiremos se não quisermos, se não cooperarmos. 

É como o artista que pega barro e com ele faz coisas maravilhosas: um prato, um vaso, uma estátua. Deus é o artista por excelência. Ele quer pegar o barro que somos nós. Não é o barro que vai dizer o que será feito dele, e sim o artista. Não podemos, como barro, dizer ao Senhor: “Eu não posso, não consigo!” Não somos nós que decidimos. Quem decide o que fazer do barro é o artista. Nossa parte é deixar-nos trabalhar pelo Senhor. Ele decidiu: “Sereis perfeitos”.

Ele quer nos levar além de nossos limites: “Sereis perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”. Minha parte, a sua parte, é deixar-se trabalhar. Entregue-se agora como barro nas mãos do oleiro:

Eu não sou mais do que barro: modela-me, Senhor. Faz deste barro aquilo que Tu queres. Faz-me à Tua imagem. Faz meu coração semelhante ao Teu. Jesus manso, humilde, cheio de amor, de bondade, faz meu coração semelhante ao Teu.
Não passo de barro! Mas quero, com minha liberdade, cooperar Contigo para que esta palavra se realize em minha vida: “Sereis perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”. Eu quero, assim como o Senhor o quer.
Eu Te dou a liberdade de fazer isso, Senhor. Quero cooperar, não quero atrapalhar, não quero impedir.
Faz-me fiel, Senhor. Faz-me santo. Faz-me perfeito.
Muda minha vida. Muda meu coração.



Retirado do livro "Combatentes na Provação" (páginas 43 a 46)
Fonte: www.cancaonova.com 

Papa Francisco é considerado um dos homens mais poderosos no mundo

A conhecida revista Forbes colocou o Papa Francisco no quarto lugar da lista dos 25 mais poderosos do mundo”, elaborada para o ano 2013.

A lista foi publicada no último dia 30 de outubro e situa no primeiro lugar o presidente da Rússia, Vladimir Putin; seguido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; e em terceiro lugar o primeiro-ministro da China, Xi Jinping.

A presidente Dilma Rousseff, única representante brasileira do ranking, caiu da 18ª posição para a 20ª, mas continua a ser a segunda mulher mais poderosa do planeta, atrás da chanceler alemã.

O Papa Francisco “insuflou uma nova energia na religião maior do mundo”, escreve Forbes.

A revista financeira destaca ainda que o Pontífice argentino “abraçou aos meios de comunicação sociais com o uso regular do Twitter para dar conselhos” a seus milhões de seguidores e foi o primeiro Papa em deixar-se fotografar ao estilo “selfie”, cuja tradução ao espanhol consistiria em ser fotografado com uma ou mais pessoas com um dispositivo móvel.

Informações e imagem: Forbes Brasil.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Brasil recebe visita de Dom Vincenzo Paglia

Salvador e São Paulo são as cidades que o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, visitará no Brasil na próxima semana.
O primeiro evento público será na segunda-feira, dia 4 de novembro, com o Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger. Nesta ocasião, Dom Paglia entregará uma contribuição econômica para o Centro de acolhimento para crianças em dificuldade “Nova Semente”.
Sobre este gesto, que se insere numa tradição iniciada pelo Cardeal Lopez Trujillo (emérito do Pontifício Conselho para a Família) de apoiar projetos em prol de famílias e crianças em situação de risco, o Programa Brasileiro entrevistou Dom Paglia:
"É um modo muito concreto para sublinhar novamente a necessidade de familiaridade, de família que essas crianças têm. Não basta uma simples ajuda material, mas se deve recriar para elas um ambiente familiar, porque somente no calor de uma família se pode resolver na raiz aquele anseio de vida, de vitalidade, de afeto que cada um tem. Nesse sentido, é um pequeno gesto que através do Pontifício Conselho, e portanto do Papa, nós fazemos a essas crianças".
De Salvador, o Presidente do Pontifício Conselho para a Família irá a São Paulo, onde, entre outros eventos, encontrará os agentes da Pastoral familiar da Arquidiocese, guiada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer.
Na terça-feira, às 20h, Dom Paglia falará sobre “Família, sujeito de uma nova evangelização do amor”.
A visita se encerra na sexta-feira, 8 de novembro.

Fonte: www.news.va

Papa é indicado ao prêmio de comunicador do ano

Arquivo news.va
O Instituto Europeu Terceiro Milênio atribuiu ao Papa Francisco o prêmio "Comunicação simples", indicando no Pontífice o comunicador do ano. Há dez anos, em Roma, o Instituto presta consultoria e formação justamente no campo da comunicação. A ideia do prêmio partiu do diretor do Instituto, Andrea Pizzicaroli. Entrevistado pela Rádio Vaticano (RV), eis o que disse:

Andrea Pizzicaroli:- "Dez anos atrás fundei o Instituto Europeu 'Terceiro Milênio' com o objetivo de fazer formação e consultoria em comunicação. Aconteceu que foi eleito este Papa e ninguém imaginava que pudesse ser uma figura tão expressiva e tão comunicativa. Nós mesmos ficamos positivamente surpresos com isso. Daí, de nossa parte, com muita humildade, a ideia de atribuir-lhe o prêmio 'Comunicação simples'."
RV: Quais elementos foram levados em consideração para indicá-lo como comunicador do ano?
Andrea Pizzicaroli:- "Estamos falando de 'comunicação simples': aquilo que procuramos fazer trabalhando muito em simplificar os conceitos que são complexos a fim de torná-los acessíveis."
RV: Podemos dizer que a comunicação simples não é necessariamente feita de poucos elementos...
Andrea Pizzicaroli:- "A comunicação simples é aquela é clara e que busca chegar o quanto possível a mais pessoas transmitindo uma mensagem autêntica, justamente como se sente no coração. O segredo é a sinceridade: quando alguém é sincero consigo mesmo e com os outros a comunicação flui de modo coerente; ninguém pode colocar em discussão aquilo que é dito com sinceridade porque se tem a profunda convicção do que expressa. Se se tem convicção, então se comunica de modo simples e as pessoas entendem isso."
RV: Podemos pensar na autenticidade e sinceridade nas palavras do Papa, sempre presentes em seu falar comum. O "boa-tarde", a saudação, o despedir-se: também isso se insere numa comunicação simples?
Andrea Pizzicaroli:- "Sim. Este Papa conseguiu de modo surpreendente e, sobretudo, novo, inovador, chegar diretamente às pessoas. O Papa Francisco habitualmente cumprimenta as pessoas em pé de igualdade, de modo direto como se fosse um amigo, um parente, uma pessoa querida como efetivamente ele é. Portanto, esse tipo de comunicação revolucionou tudo porque é um Papa 'acessível'."
RV: Há quem defenda que este aspecto, essa comunicação simples, de certo modo, diminui a sacralidade da função. Quem adota uma comunicação simples, com as características ressaltadas, diminui autoridade ao que diz?
Andrea Pizzicaroli:- "Absolutamente não. A mensagem que a comunicação seja acessível às pessoas, que tenha esse caráter de proximidade, não tolhe a sua 'nobreza', pelo contrário, a torna ainda mais fascinante, mais bonita e verdadeira e também, a meu ver, mais importante."
RV: No último final de semana, com sua conta Twitter "@Pontifex", o Papa alcançou a marca de 10 milhões de seguidores. O que isso significa para um comunicador; a possibilidade de uma comunicação simples também para essas plataformas digitais? Como profissional da comunicação, qual sua opinião a esse respeito?
Andrea Pizzicaroli:- "Vejo como uma faca de dois gumes: é fascinante, mas não fico entusiasmado com essa comunicação por demais ligada à Internet. O grande risco que corremos é que a comunicação seja por demais sintética; porém, é certamente eficaz."

Fonte: news.va 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Cavaleiros do Altíssimo com o Apostolado e MEJ

O Ministério Cavaleiros do Altíssimo participou do 8º Encontro Nacional do Apostolado da Oração, último dia 26 de outubro, no auditório em Edições Loyola, localizada na zona sul de São Paulo, SP.

O encontro foi um sucesso. Marcaram presença membros e líderes do Apostolado e do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), de São Paulo capital e interior, e também de outros estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

Começamos logo às sete da manhã animando o povo que aos poucos vinha chegando e lotaram o auditório. No início o pessoal estava ainda meio acanhado, mas não precisou de muito tempo para que começassem a cantar e louvar conosco.

Foram momentos únicos junto com o povo que estava de coração inflamado do amor que só o Coração de Cristo pode dar. Isto foi o que pudemos presenciar: pessoas cheias do Senhor, sedentas por aprender e conhecer mais sobre o Sagrado Coração.

Pe. Otmar Jacob Schwengber, Secretário Nacional do AO e MEJ foi muito solícito com o nosso ministério, nos deixou livres para ouvir o Espírito Santo e cantar, durante todos os momentos, em especial, na Adoração ao Santíssimo Sacramento.


Para encerrar o evento, animamos a Santa Missa presidida por Pe. Otmar e concelebrada por Pe. Roque Schneider, Pe. Edilson José Pereira (Coordenador Espiritual do AO na diocese de Três Lagoas (MS)) e Diácono Rubens Dantas (Diocese de São José dos Campos).

Homilias de Francisco viram livro

“Homilias da manhã” é o título da nova publicação da Livraria Editora Vaticana (LEV).

O volume publica as palavras pronunciadas pelo Papa Francisco durante as Missas celebradas todas as manhãs às 7h na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, no período de 22 de março a 6 de julho. Há ainda o acréscimo das três homilias na residência do Sumaré, no Rio de Janeiro, durante a viagem apostólica ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.

O livro – que apresenta os textos publicados todos os dias pelo jornal L’Osservatore Romano – faz parte da coletânea “As palavras do Papa Francisco”, que compreende outras quatro obras.

A introdução foi escrita pelo teólogo Inos Biffi, que destaca a originalidade do estilo de Francisco, com a sua linguagem “fácil”, mas ao mesmo tempo “vivaz”, rica de metáforas.

Biffi define essas homilias como “um precioso Diretório de vida espiritual”, em que o Papa deixa transparecer uma reflexão interior perspicaz a partir de situações humanas habituais, familiares – a partir de “uma convivência lúcida com os problemas, as reações e os sentimentos das comunidades e das pessoas em geral”.

As homilias tratam de inúmeros temas que dizem respeito à vida cristã, como o perdão, a salvação oferecida por Cristo, a rejeição ao carreirismo e a hipocrisia ao mistério de Cristo.

“A obra, portanto, constitui um convite à reflexão, oferecendo ao leitor uma multiplicidade de ensinamentos, de conselhos e de orientações ascéticas”, lê-se no comunicado da LEV em que anuncia a publicação das “Homilias da manhã”.

Fonte: Rádio Vaticana

Uma Igreja que não anuncia Jesus é uma Igreja morta

Uma expressão forte que o Papa Francisco usou na manhã de quarta-feira, 23 de Outubro, durante a audiência geral, para afirmar um conceito que lhe está particularmente a peito: «A Igreja não é uma loja» nem «uma agência humanitária», nem «uma Ong». Ela, mais simplesmente, «tem a tarefa de anunciar Cristo e o seu Evangelho a todos».

É esta  a Igreja, repetiu, e «não se anuncia a si mesma – se é pequena, grande, forte ou débil» mas «anuncia Jesus». E tem um modelo a seguir: Maria, a «jovem judia que esperava com todo o coração a redenção do seu povo». Maria levou consigo Jesus, quando ainda estava no seu ventre, «a visita que fez a Isabel». Não lhe  levou só uma ajuda material, levou-lhe muito mais: «a caridade de Jesus, o amor de Jesus».

«E qual é o amor – o Papa interrogou os fiéis – que levamos aos outros?». É «o amor de Jesus, que reparte, perdoa e acompanha» ou é um amor «baptizado», come fazemos com o vinho «que parece água»?

E prosseguindo  de modo improvisado entrelaçou um diálogo com os fiéis: «Como são – perguntou – as relações nas nossas paróquias, nas nossas comunidades? Tratamo-nos como irmãos e irmãs? Ou julgamo-nos, falamos mal uns dos outros, cuidamos cada um dos próprios “interesses”, ou cuidamos uns dos outros?». Estas «são perguntas de caridade», concluiu.

Fonte: L’Osservatore Romano

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Você doaria uma moto Harley Davidson?

Marten Ataalla/ Stock.XCHNG
O Papa Francisco doou uma moto Harley Davidson que recebeu de presente alguns meses atrás à Caritas Roma para que seja destinado à casa de acolhida Don Luigi di Lietro.

A casa de acolhida que receberá a moto fica no centro de Roma e acolhe e atende diariamente no seu refeitório mais de mil necessitados.

A moto da marca americana foi um presente oferecido ao Papa pelo 110º aniversário da Harley Davidson. Além disso, de 13 a 16 de junho deste ano se reuniram em Roma 35 mil motociclistas sob o lema “Deus viaja de Harley pelas ruas da Cidade Eterna”. Nessa ocasião o Papa os abençoou e os saudou de maneira especial no Ângelus dominical.

Fonte: ACI Digital


Não podemos ser cristãos de meio caminho

"Não podemos ser cristãos de meio caminho – o Papa na missa desta quinta-feira apelou aos cristãos para tomarem a sério a sua fé"

Todos os batizados são chamados a caminhar no caminho da santificação, não podemos ser cristãos pela metade. Esta a ideia principal do Papa Francisco na missa desta manhã na Casa de Santa Marta. Há um antes e um depois disse o Papa Francisco tomando como base a Carta de S. Paulo aos Romanos. Com Jesus somos recriados, refeitos:

“Fomos refeitos em Cristo! Aquilo que fez Cristo em nós é uma recriação: o sangue de Jesus recriou-nos. É uma segunda criação! Se antes toda a nossa vida, o nosso corpo, a nossa alma, os nossos hábitos estavam no caminho do pecado, da iniquidade, depois desta recriação devemos fazer o esforço de caminhar pelo caminho da justiça, da santificação. Utilizai esta palavra: a santidade. Todos nós fomos batizados: naquele momento, os nossos pais – nós eramos crianças – em nosso nome fizeram um ato de fé: Creio em Jesus Cristo, que nos perdoou os pecados. Creio em Jesus Cristo.”

“Viver como cristão” – prosseguiu o Papa – significa assumir um estilo de vida que vive nesta recriação de Jesus e fieis ao nosso batismo. E não é mais possível dizer que se acredita em Jesus “mas vive-se como se quer! Isso não pode ser”, afirmou o Santo Padre.

Viver no caminho da santificação com as nossas imperfeições, debilidades e pecados assumindo o desafio do perdão e da reconciliação para – como afirmou o Papa Francisco – não sermos “cristãos de meio caminho”.

“Sem esta consciência do antes e do depois, de que nos fala Paulo, o nosso cristianismo não serve para ninguém! E mais: segue no caminho da hipocrisia. Digo que sou cristão mas vivo como pagão! Ás vezes dizemos ‘cristãos de meio caminho’, que não tomam isto seriamente. Somos santos, justificados, santificados pelo sangue de Cristo: tomar esta santificação e seguir com ela em frente!”

Fonte: news.va

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

‘Geração Y’, o futuro da Igreja

Sava Marinkovic/ Stock/XCHNG
A paixão do Beato João Paulo II pelos jovens era nítida, e foi refletida em sua iniciativa de criar a Jornada Mundial da Juventude. Uma das frases que marcou o seu pontificado diz, justamente, sobre isso: “A Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja”.

Também o Papa Bento XVI, em sua viagem ao Brasil em 2007, disse que os jovens não são o futuro da Igreja, mas sim o presente. Mas o grande questionamento é: “Qual o rosto jovem que podemos ver na Igreja hoje?”.

Nos últimos dez anos, 35 milhões de adolescentes deixaram a infância para trás e passaram a integrar o maior contingente de jovens que o Brasil já teve (IBGE 2011), o que contribuiu para a revolução das mídias sociais no nosso país.

Essa geração tem sede de um futuro promissor e, por isso, busca uma vida profissional estável e, principalmente, um espaço na sociedade, pois este é o desejo deles: serem ouvidos e respeitados.

Claro que tudo isso não vem por acaso. Em meio a tantos desejos, também surgem os questionamentos que podem intimidar os despreparados com as perguntas que não se satisfazem com simples respostas.

Aprenderam, ainda muito novos, que poderiam mudar o mundo. Por conta disso, acreditaram e se preparam para tal. E não é por acaso também que o Beato João Paulo II, durante um encontro com jovens na Praça de São Pedro, reproduziu a frase de Santa Catarina: “Jovens, se vocês forem o que devem ser, incendiarão o mundo!”

Eles são conhecidos popularmente como “Geração Y”, nasceram em um cenário sem a repressão política e economicamente estável, convivendo com a tecnologia desde muito cedo, o que gerou uma grande facilidade de adaptação.
Diariamente, em nossas paróquias e comunidades, convivemos a todo instante com esses jovens, mas será que estamos preparados para acolhê-los?
Há quem os acuse de mimados, egoístas, superficiais, mas, ao contrário do que nos parece, quando devidamente entendidos, esses jovens são fortes aliados na transformação. Por isso, trazem consigo características como:
  • Facilidade em trabalhar em equipe;
  • Convívio pacífico com a diversidade;
  • Praticidade na solução de problemas;
  • Criatividade;
  • Ousadia;
  • Originalidade.
Com certeza, eles serão responsáveis pelas próximas descobertas que facilitarão, ainda mais, nossas vidas. Em outras palavras, são sinais da modernidade, por isso, se sua paróquia não possui um site ou um canal de comunicação eficaz e interativo, como as redes sociais, essa é a hora de investir nos jovens e atribuir-lhes responsabilidades que condizem com sua personalidade.

Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), a Geração Y busca a realização desde cedo. E no estudo realizado com cerca de 200 jovens, 99% deles responderam que só participam de atividades que os realizam e seriam capazes de dizer ‘não’ a empregos que remuneram bem, porém, não trazem sentido a suas vidas.

Ou seja, eles são movidos por suas paixões. E quando bem direcionados, assim como ensina o YouCat, “uma paixão por servir ao bem ou a um hábito positivo, são atitudes interiores que podem se transformar em virtudes”.

Se formos analisar, algumas características de Jesus se identificam, até hoje, com o jovem da Geração Y (ousadia, verdade, senso de urgência em mudar o mundo, adaptação à realidade que está inserido, entre outras coisas).

Não podemos nos esquecer de que a vida pública do Senhor ocorreu durante Sua juventude e com todo vigor; assim, Ele marcou a história da humanidade. O jovem de hoje almeja fazer a sua parte, mas assim como temos um forte propósito, um exemplo a oferecer na Igreja Católica, o mundo moderno oferece inúmeros outros em uma linguagem mais adequada às suas realidades.


Por isso, entender os jovens desta geração e ir ao seu encontro é trazer para a nossa Igreja a renovação, a alegria e o dinamismo de que a evangelização tanto precisa.

Autor: Gustavo Souza
Fonte: Redação Canção Nova

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dia Nacional da Juventude será dia 20 de outubro

O Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo convida todos a participar do Dia Nacional da Juventude - DNJ, dia 20/10, domingo, das 13h30 às 17h. A programação será iniciada no Páteo do Collegio. Haverá apresentações artísticas e reflexões feitas a partir do tema do DNJ; peregrinação à Catedral da Sé e Celebração Eucarística presidida cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano.
O DNJ deste tem como tema: “Juventude e Missão” e o lema: “Jovem: levante-se, seja fermento!”.

A proposta do DNJ dará continuidade às temáticas da JMJ Rio 2013, do “Ano da Fé” e da Campanha da Fraternidade deste ano, chamando a atenção para a formação de discípulos-missionários de Jesus Cristo em meio à juventude.
Em carta enviada aos Párocos, Vigários e Administradores Paroquiais, dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e referencial para o Setor Juventude, pede a colaboração de todos na divulgação e que motivem os jovens a participar. Também diz que é importante que os coordenadores de grupos de jovens e catequistas de crisma reflitam com os jovens o tema do DNJ.

Sendo atividade permanente do Setor Juventude da CNBB, o DNJ é um momento forte de celebração, de sentido de pertença dos jovens à Igreja e de sua visibilidade na sociedade. Em todo o Brasil, inúmeras manifestações serão promovidas através do Dia Nacional da Juventude.
Mais informações poderão ser obtidas no site do Setor Juventude de São Paulo ou no Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, pelo fone: 11 - 3660-3700.
Fonte: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Festa de Santa Margarida Maria Alacoque

Arquivo Loyola
Ela recebeu a missão de propagar a Devoção do Coração de Jesus ao mundo.

Hoje, 16 de outubro, a Igreja Católica celebra a festa de Santa Margarida Maria Alacoque, que nasceu em Verosvres, na França, em 1647. Ela foi uma monja da Ordem da Visitação, Congregação religiosa das irmãs Visitandinas, localizada na cidade de Paray-le-Monial, onde Deus revelou ao mundo seu imenso amor aos homens.

O próprio Jesus, em uma de suas aparições a Santa Margarida Maria, diz por que a escolheu: "Eu te escolhi como um abismo de indignidade e de ignorância para o cumprimento desse grande desígnio, a fim de que tudo seja feito por Mim".

Santa Margarida Maria viveu uma infância sofrida; desde pequena tinha horror ao pecado e, sem saber ao certo o que dizia, fez voto de castidade: "Meu Deus, eu vos consagro a minha pureza, e vos faço voto de perpétua castidade". De acordo com sua Autobiografia*, ela disse essas palavras uma vez na santa missa, que ouvia ordinariamente com os joelhos nus sobre o chão, por mais frio que fizesse.

Existia em seu coração uma vontade grande de imitar em tudo as irmãs que se dedicavam à vida religiosa; considerava-as santas e pensava que também haveria de o ser, se fosse como elas. "Senti tão grande desejo de santidade que não suspirava por outra coisa."

Enfrentou perseguições, mas, em 20 de junho de 1671, conseguiu entrar para o convento de Paray-le-Monial. Em 25 de agosto do mesmo ano, começou o postulantado, o tempo de preparação à vida religiosa. Em 6 de novembro de 1672, professou os votos, tornando-se consagrada.

Leia mais sobre as revelações e extraordinárias visões da Santa.

Conheça a oração de Consagração composta por Santa Margarida. Clique aqui.

* Referências:
Autobiografia, de Santa Margarida Maria Alacoque, São Paulo, Loyola, 1985.
Descobrir o Sagrado Coração com Margarida Maria em Paray-le-Monial, Paris, J. C. Krikorian, 1998.
Na Escola do Coração de Jesus com João Paulo II, Pe. Gérard Dufour, São Paulo, Loyola, 2000.

Texto: Vanessa Fonseca
Foto: Arquivo Loyola

Fonte: www.apostoladodaoracao.com.br 

Não se pode seguir Jesus “pela metade”

Pam Roth/ Stock.XCHNG
Santo Padre lembrou a necessidade de manter o coração vigilante contra os perigos do mal

Em Missa presidida, na manhã do dia 11, na Casa Santa Marta, Papa Francisco nos alertou sobre a necessidade de vigiarmos para nos defendermos do demônio. O Santo Padre enfatizou que não se pode seguir a vitória de Jesus contra o mal “pela metade”, reiterando que não se deve confundir ou relativizar a verdade na luta contra o demônio.

Refletindo sobre o Evangelho do dia, o Papa destacou que sempre há a tentação de querer desmerecer a figura de Jesus como se fosse no máximo um “curandeiro”, que não deve ser levado tão a sério. Este é um comportamento que chegou aos dias de hoje, segundo disse o Papa.

“Há alguns padres que quando lêem este trecho do Evangelho, este e outros, dizem: ‘Mas, Jesus curou uma pessoa de doença psíquica’. Não lêem isto aqui, né? É verdade que naquele tempo se podia confundir uma epilepsia com a possessão do demônio; mas também é verdade que havia o demônio! E nós não temos o direito de tornar as coisas tão simples, como dizer: ‘Todos estes não estavam possuídos; eram doentes mentais’. Não, a presença do demônio está na primeira página da Bíblia e a Bíblia termina também com a presença do demônio, com a vitória de Deus sobre o demônio”.

O Papa observou então que o Senhor dá alguns critérios para discernir a presença do mal e para seguir no caminho cristão quando há tentações. Um dos critérios é não seguir a vitória de Jesus sobre o mal somente “pela metade”. O outro é a necessidade de vigiar contra o mal.

“Não confundir a verdade. Jesus luta contra o diabo: primeiro critério. Segundo critério: quem não está com Jesus, está contra Jesus. Não há comportamentos pela metade. Terceiro critério: a vigilância sobre o nosso coração, porque o demônio é astuto. Nunca é expulso para sempre. Somente no último dia o será”.

Fonte: http://papa.cancaonova.com/nao-se-pode-seguir-jesus-pela-metade-destaca-papa-em-missa

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Oração que o Papa consagrou o mundo ao Coração de Maria

Papa Francisco repetiu o gesto realizado por João Paulo II em 13 de maio de 1982. O Ato de Consagração do mundo à Virgem Maria aconteceu no último domingo, 13. Diante de Nossa Senhora de Fátima, o Santo Padre confiou à Maria a humanidade.
Faça você também esta belíssima oração:
Bem-aventurada Maria Virgem de Fátima,
com renovada gratidão pela tua presença materna
unimos a nossa voz àquela de todas as gerações
que te chamam bem-aventurada.
Celebramos em ti as grandes obras de Deus,
que jamais se cansa de prostrar-se com misericórdia
sobre a humanidade, afligida pelo mal e ferida pelo pecado,
para curá-la e para salvá-la.
Acolhe com benevolência de Mãe
O ato de consagração que hoje fazemos
com confiança, diante desta tua imagemtão querida a nós.
Estamos certos de que cada um de nós é precioso aos teus olhos
e que nada é a ti estranho de tudo aquilo que habita em nossos corações.
Nos deixamos alcançar pelo teu dulcíssimo olhar
e recebemos o afago consolador do teu sorriso.
Protege a nossa vida entre os teus braços:
abençoa e reforça todo desejo de bem;
reaviva e alimenta a fé;
ampara e ilumina a esperança;
suscita e anima a caridade;
guia todos nós no caminho da santidade.
Ensina-nos o teu mesmo amor de predileção
Pelos pequenos e pelos pobres,
pelos excluídos e os sofredores,
pelos pecadores e os dispersos de coração:
reúne todos sob tua proteção
e os entrega ao teu Filho amado, o Senhor nosso Jesus.
Amém.

“Eu canto porque creio! Eu canto a minha fé!”

Arquivo Canção Nova
O Senhor acredita no seu ministério! Não importa se as pessoas não acreditam mais em você! O parâmetro para servir a Deus não é o fato de tocar muito bem ou muito mal, mas é escolha d’Ele. Você não pode se considerar uma pessoa como outra qualquer. Eu não sou melhor do que ninguém, mas tenho uma missão específica. Isso me faz ser separado da multidão, que não tem a mesma missão do que eu.

Hoje é muito mais exigente cantar bem e tocar bem. Precisamos nos especializar naquilo que somos melhores: Ser de Deus. Precisamos gastar horas e horas debruçados em uma matéria-prima, que é fundamental para a nossa missão: gastar tempo e aprofundar-se na vida com Deus. 

É preciso que você compreenda a gravidade e a seriedade do ministério que Deus lhe deu. Não fique só na beleza do seu ministério. Claro que ele é lindo, é maravilhoso, mas não é só isso. É preciso falar para você até de suas vestimentas. Não dá para você servir o sagrado e, ao mesmo tempo, seguir a moda do momento, que vai contra a moral cristã.

Queridos irmãos que compõem e interpretam, deem preferência a músicas que tragam conteúdo de formação. Alimento sólido que deixa a alma alimentada para um tempo que não está fácil e, que, desculpe-me: vai ficar muito pior.

Autor: Luiz Carvalho, fundador da Comunidade Recado.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Programação da Festa da Padroeira

Confira a programação do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na festa da padroeira do Brasil

MISSAS NO SANTUÁRIO DIA 12 DE OUTUBRO DE 2013

05H00: Missa (transmitida pela TV Aparecida)
07h00: Missa das crianças (transmitida pela TV Aparecida)
09h00: Missa Solene (transmitida pela TV Aparecida)
12h15: Missa após foguetório (duração de no máximo uma hora)
18h00: Missa (durante a procissão solene)
21h00: Missa (transmitida pela TV Aparecida)

OUTRAS ATIVIDADES NO SANTUÁRIO

VIGÍLIA MARIANA: De 00h00 a 04h30
A cada hora, um grupo estará coordenando a oração.
CONSAGRAÇÃO SOLENE
Das 13h30 às 14h00 Consagração transmitida pela TV.
TRANSMISSÃO DE ROMA
Das 14h00 às 17h00 a TV Aparecida estará transmitindo diretamente de Roma e de diversos Santuários Marianos do mundo.
PROCISSÃO SOLENE
Logo após a transmissão de Roma, faremos a Procissão Solene pelas ruas da cidade de Aparecida.
SHOW EM LOUVOR A PADROEIRA
Logo após o encerramento da procissão, teremos o Show pirotécnico e o grande Show em homenagem à Padroeira do Brasil.
Fonte: www.a12.com 

Aparecida terá mensagem ao vivo do papa

A comemoração do dia de Nossa Senhora Aparecida, amanhã, contará com uma mensagem ao vivo do papa Francisco. A fala será exibida para os romeiros em quatro telões instalados no Santuário Nacional, em Aparecida (180 km de São Paulo).

O sumo pontífice fará seu pronunciamento durante um terço que será rezado simultaneamente em dez templos que celebram a Virgem Maria em todo o mundo.

"O papa vai dar uma palavra ao vivo. A gente se sente [um só] corpo ao ver outra pessoa, em outra cidade, rezar a mesma oração que eu rezo. Isso mostra a universalidade da igreja", diz dom Darci José Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida.

Na cidade paulista, a oração será transmitida das 14h às 17h. Os fiéis brasileiros vão se revezar na ave-maria com os devotos de Nossa Senhora de Luján, na Argentina, país natal de Francisco.

Além do terço via satélite, a programação para o feriado terá duas novidades. A missa solene, que tradicionalmente começava às 10h, será iniciada às 9h. Também haverá celebrações às 5h, às 7h, às 12h15, às 18h e um novo horário, às 21h.

A expectativa da igreja é que o Santuário de Aparecida receba 150 mil pessoas amanhã, o mesmo público registrado no ano passado.

DIÓGENES CAMPANHADE SÃO PAULOFonte: Folha on line

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Cântico das Criaturas

Também conhecido como Cântico do Irmão Sol. 
Francisco teria composto a maior parte do cântico no fim de 1224, enquanto se recuperava de uma doença em San Damiano, uma pequena cabana construída para ele por Clara de Assis e outras mulheres pertencentes à sua ordem. De acordo com a tradição, ela teria sido cantada pela primeira vez por São Francisco e pelos irmãos Angelo e Leo, dois de seus companheiros originais, no leito de morte de Francisco, com o verso final que louva a "Irmã Morte" tendo sido acrescentado apenas alguns minutos anteriormente.

Um lindo Cântico que pode nos ajudar a rezar e louvar a Deus por todas as maravilhas que nos proporciona em todos os momentos, pela criação divina, por toda graça e bênção pelo dom da vida.

Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
teus são o louvor, a glória e a honra e toda bênção.
A ti somente, Altíssimo, são devidos
e homem algum é digno de te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente meu senhor o irmão sol
que, com luz, ilumina o dia e a nós.
E ele é belo e radiante com grande esplendor:
de ti, Altíssimo, carrega significação.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã luz e as estrelas,
no céu as formaste claras e preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento
e pelo ar e nublado e sereno e todo o tempo
pelo qual dás sustento às tuas criaturas.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água
que é muito útil e humilde e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo
pelo qual iluminas a noite e ele é belo e jucundo e robusto e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa mãe terra
que nos sustenta e governa e produz diversos frutos
com coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles
que perdoam por teu amor
e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados aqueles que sustentam a paz porque por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa morte corporal
da qual nenhum homem vivente pode escapar.
Infelizes aqueles que morrem em pecado mortal;
bem-aventurados aqueles
que se encontram em tua santíssima vontade
porque a morte segunda não lhes fará mal.

Louvai e bendizei a meu Senhor
e agradecei e servi-o com grande humildade.
São Francisco de Assis


Fonte: Wikipedia

Principais frases de Francisco de Assis


SassettaÊxtase de São Francisco, 1437-44.
Coleção particular, 
Florença.
Confira o Top 10 com frases de São Francisco de Assis. Hoje, dia 04 de outubro, comemora-se o dia do dele, que foi frade do século XIII e fundou a ordem dos franciscanos, após renunciar a toda riqueza, com apenas 24 anos, para adotar um estilo de vida humilde.

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”
São Francisco de Assis

“O que temer? Nada.
A quem temer? Ninguém.
Por quê? Porque aqueles que se unem a Deus obtém três grandes privilégios: onipotência sem poder; embriaguez, sem vinho e vida sem morte.” São Francisco de Assis

“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.”
São Francisco de Assis

“Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado...
Resignação para aceitar o que não pode ser mudado...
E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.”
São Francisco de Assis

“A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor.”
São Francisco de Assis

"Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida."
São Francisco de Assis

“Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz.”
São Francisco de Assis

“Para pregar a Paz, primeiro você deve ter a Paz dentro de você"
São Francisco de Assis


São Francisco de Assis, rogai por nós!

Fonte: www.pensador.uol.com