Hoje, para nós Igreja Católica, esta precisa ser uma de nossas maiores solenidades. Estamos oficialmente celebrando o nascimento da Igreja una, santa e católica. O Papa Leão Magno afirma que a solenidade de hoje deve ser celebrada como uma das festas mais importantes.
Para os judeus esta festa tinha o nome de Festa da Colheita, Festa das Tendas, Festa de Pentecostes e, hoje, precisamos continuar celebrando Pentecostes. Como o Papa Francisco tem nos indicado, precisamos sair, ir ao encontro dos irmãos e anunciar o Senhor.
Se acompanharmos os textos bíblicos, veremos hoje que, na Festa de Pentecostes, Pedro, tomado pela efusão, pela graça do Espírito Santo, faz o primeiro anúncio querigmático. Todos os anos se celebrava a Festa de Pentecostes. A Bíblia nos diz que, reunidos, eles celebrariam Pentecostes como tradicionalmente o faziam, mas, de repente, veio do céu um barulho, um vento impetuoso com línguas de fogo, que encheram aquele lugar e todos ficaram cheios do Espírito Santo.
Que o Espírito de Deus sopre sobre nós e que fiquemos cheios do Espírito Santo! Deus sempre respeita a nossa liberdade, escolhemos se queremos ou não ficar cheios do Espírito, só depende de mim e de você.
Não fomos chamados a um encontro com Deus de modo intimista, somos chamados a partilhar sempre este encontro com as pessoas. O Espírito continua sendo dado à Igreja, hoje poderia se chamar, segundo o Papa Francisco, "Festa da efusão dos Apóstolos", pois, a partir deste dia, eles começaram a anunciar com coragem o Espírito Santo. Depois de Pentecostes o primeiro fruto foi o amor; o segundo a alegria, e depois a paz. Faça isso: leve aos seus uma saudação cheia do Espírito Santo, como a de Jesus: "A paz esteja convosco".
O Espírito Santo vai nos capacitando a dar a Deus uma resposta cotidiana. Como o padre Jonas ensina para a Comunidade Cancão Nova (e isso serve para todo carismático): não podemos ser carismáticos apenas nos momentos de oração, precisamos ser carismáticos 24 horas por dia, viver sob a ação do Espírito Santo! Você precisa ser carismático no ônibus, no metrô, no morro, na escola, no trabalho, em casa, precisa viver carismaticamente.
Viver carismaticamente é sair do natural e dar uma resposta de oração em meios às situações. Muitas vezes, ficamos incomodados com nossos impulsos, cuidado! O Papa nos diz que a Igreja de Pentecostes é uma Igreja que não hesita em ir ao encontro das pessoas para anunciar uma mensagem que lhe é confiada. É uma Igreja que não se acomoda, não se retrai. E você, como tem reagido nessa Igreja? O que você tem feito por essas pessoas?
Nossa experiência de Pentecostes ainda tem sido muito intimista. Se verdadeiramente vivêssemos a experiência de Pentecostes muitos hospitais até iriam à falência! Paulo era carismático 24 horas por dia e até a sombra dele curava as pessoas. A graça do batismo no Espírito pode nos levar a experiências extraordinárias. Conformamo-nos em atender as pessoas uma hora e, ao final, rezamos dois minutos e achamos que é o suficiente porque pensamos que as ouvir é mais importante do que orar por elas.
Como padre Jonas afirmou no acampamento anterior: o Brasil não vai mudar se não for batizado no Espírito Santo! Sem o Espírito Santo é impossível mudar algumas realidades. Jovens afundados nas drogas, no vício da sexualidade desregrada, entre outros, só podem ser libertos pela eficácia do Espírito de Deus. Anunciemos o Espírito Santo ou continuaremos pagando as consequências do nosso comodismo! Sem o Espírito Santo, Cristo permanece no passado, a Palavra não é atualizada para nós. Na eficácia do Espírito tudo se torna atual.
Rezemos: Senhor, Tu que és o batizador, realiza em mim a efusão de Seu Santo Espírito como uma torrente de água viva. Batiza minha inteligência, minha razão, meus sentidos. Só o Seu Espírito pode tirar minha vida da situação em que ela se encontra. Senhor, mergulha-me no Espírito Santo.
Transcrição a adaptação: Rogéria Nair
Padre Edimilson Lopes
Padre da Comunidade Canção Nova
Fonte: www.cancaonova.com