sexta-feira, 13 de junho de 2014

Santo Antônio anima festejos juninos

A sexta-feira 13 do mês de junho é de festa. É dia de Santo Antônio. A Arquidiocese de São Paulo possui 13 paróquias dedicadas ao santo, que popularmente é conhecido como “o santo casamenteiro”, esse “apelido” é conferido ao santo, pois ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar. O grande legado do santo, no entanto, é sua pregação. “De sua pregação restam significativos testemunhos em seus escritos homiléticos”, descreve o Missal Romano.

Na paróquia centenária dedicada ao santo, no bairro do Pari, as celebrações e festejos já estão acontecendo a todo vapor desde 24 de maio. São mais de 30 barracas, entre terceirizados e barracas da comunidade.


A festa acontece até o dia 15 de junho, das 17h às 23h. No dia 13, data em que se celebra o dia de Santo Antônio, a festa externa acontece das 6h às 23h, com missas a cada hora e meia. No lado externo, haverá distribuição do pão bento e venda do tradicional bolo de Santo Antônio.

“Nós estamos no ano do centenário e dividimos os festejos em três momentos principais. No começo do ano, dia 2 de fevereiro, a missa celebrando o jubileu de 100 anos e um coquetel para a comunidade. No meio do ano, por ocasião do dia de Santo Antônio, estamos na trezena,  que se iniciou em 31 de maio e vai até 12 de junho, e no dia 13 a grande festa. Deixamos para o final do ano, na noite de natal, dia 24, a reinauguração dos sinos e do relógio da torre da igreja que foram perdidos no incêndio de 2006”, afirmou em entrevista ao O SÃO PAULO o frei Adriano Freixo, pároco da Santo Antônio.

O frei contou ainda sobre a importância da festa para o bairro, que no dia 13 conta com uma procissão e a participação de mais de 80 mil pessoas que passam pela igreja ao longo do dia para participar de uma das dez missas celebradas.

Fonte: http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br