sexta-feira, 18 de abril de 2014

Bendita e gloriosa é a Santa Cruz

Hoje, sexta-feira Santa, ao invés da Santa Missa a Igreja realiza às 15h, hora da misericórdia, uma celebração onde expõe a cruz e os fiéis passam diante dela reverenciando e beijando-a. 
A celebração é dividida em três partes: a primeira é a leitura da Sagrada Escritura e a oração universal feita por todas as pessoas de todos os tempos; a segunda é a adoração da Santa Cruz e a terceira é a Comunhão Eucarística, juntas formam o memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor.  


Adoramos a tua Santa e bendita Cruz, nos colocamos aos teus pés e diante de ti abrimos o nosso coração. Que possamos descobrir o valor de todo o sofrimento de Jesus e de toda a entrega Dele por nós.

Dá-nos a graça de mergulhar profundamente em teu mistério de amor. Veneramos a Santa Cruz, adoramos a Jesus que foi pregado no madeiro, foi imolado e de lá escorreu o seu santíssimo sangue para nos salvar.

A tua Cruz nos liberta de todo o pecado, nos lava de toda impureza. Tuas feridas curam as nossas feridas, em Tuas chagas de amor depositamos nossa confiança. Te bendizemos e glorificamos pela Cruz que não é apenas um objeto, mas símbolo da Tua sagrada Redenção.

Diante do madeiro, no qual Jesus foi crucificado, temos a certeza de que a morte não é o fim e que existe Vida, sim, existe Ressurreição. Pela via dolorosa Ele nos salvou e venceu. Uma nova esperança surge, vida nova em Cristo renasce.               

Papa Francisco nos ensina que quando tudo parece perdido, é então que Deus intervém. “A ressurreição de Jesus não é o final feliz de uma linda fábula ou de um filme, mas a intervenção de Deus Pai, quando já toda a esperança humana se tinha desmoronado”. Ó bendita e gloriosa cruz, que pelos séculos dos séculos continue a ser sinal de salvação!  

Vanessa Fonseca,
Vocalista do Ministério Cavaleiros do Altíssimo