quarta-feira, 2 de abril de 2014

Vaticano lança plataforma digital para cobertura da canonização dos papas

O Vaticano apresentou nesta segunda-feira (31) a criação de uma ampla e articulada plataforma digital para informar os fiéis e peregrinos sobre a cerimônia de canonização dos beatos João XXIII e de João Paulo II, que acontecerá em Roma, no dia 27 de abril. O lançamento das diversas iniciativas digitais ocorreu durante uma conferência na Sala de Imprensa da Santa Sé nesta manhã, e tem como objetivo "oferecer a peregrinos e fiéis a possibilidade de acessar notícias e informações úteis sobre as celebrações, mas também às reflexões espirituais relativas à vida e o magistério de ambos os papas".

Entre as novidades, o lançamento do site "2papisanti.org", um aplicativo para celulares e tablets, uma página no Facebook (2popesaints), uma conta no Twitter (@2popesaints), no Instagram (2popesaints) e um canal no Youtube. O novo portal está online e, em breve, estará disponível em cinco idiomas (italiano, inglês, francês, espanhol e polonês). No site os internautas poderão conferir a biografia dos dois papas, notícias, eventos, conteúdo multimídia e outras informações. O projeto digital foi criado por um grupo de estudantes de Ciências da Comunicação da universidade católica LUMSA de Roma.

A aplicação gratuita intitulada 'Santo Subito', estará disponível nos próximos dias em formato Android e IOS, com conteúdos que irão servir de apoio à festa da canonização.

Foi indicado o site www.karol-wojtyla.org que contém em detalhes o processo canônico de canonização do Papa João Paulo II, além de informações biográficas e documentos exclusivos, disponível em vários idiomas: italiano, inglês, francês, espanhol, polonês, romeno e português.

A diocese romana divulgou também um calendário de atividades em preparação à canonização.
Para o vigário geral de Roma, cardeal Agostino Vallini, os Papas João XXIII e João Paulo II foram, sobretudo, dois “mensageiros da fé, modelos de vida cristã”, símbolos de “esperança” e “proximidade” no meio da humanidade.

Durante a entrevista, foi anunciado o convite do Papa Francisco ao papa emérito Bento XVI para participar da celebração da canonização no dia 27 de abril. Bento XVI ainda não confirmou presença.
São esperadas entre 5 e 7 milhões de pessoas em Roma durante a celebração.

Fonte: www.a12.com