sábado, 26 de julho de 2014

Avós e netos: um laço de amor

26 de julho é a festa dos Santos Joaquim e Ana, pais de Maria e avós de Jesus, aproveitar este momento para falar sobre a importância dos avós na vida familiar.

Nos avós é a representação mais pura de amor filial, especialmente no vínculo que é formado com os netos. Esta é uma relação recíproca prestados; ambos são nutridos pelo amor expresso. Netos se tornar uma fonte de vida e ensinar os avós ver com olhos de alegria e esperança.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Que tipo de semente sai do nosso coração e da nossa boca?

Apresentamos as palavras do Papa Francisco pronunciadas neste domingo, 13 de julho, diante dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro para rezar a oração mariana do Angelus.

Irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho deste domingo (Mt 13,1-23) nos mostra que Jesus prega na margem do lago da Galiléia, e por que uma grande multidão estava em volta dele, ele vai para um barco, afastando-se um pouco da costa e prega por  lá. Quando fala ao povo, Jesus utiliza muitas parábolas: uma linguagem compreensível a todos, com imagens da natureza e de situações da vida cotidiana.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aos moldes de Maria de Nazaré

A paz de Jesus, irmãos!
A cada mês sou comprometido a escrever algo para o Ministério de Música e Artes da RCCBRASIL, para que seja uma motivação de oração para o dia da Mobilização Nacional de Oração pelo Ministério. Em oração, leituras bíblicas ou livros, vou buscando inspiração para escrever sobre Nossa Senhora. Sei das minhas limitações, por isso me cobro para que seja algo importante para o ministério, por mais simples que seja.

E nesse mês fui presenteado (mesmo que emprestado) por uma irmã carmelita, mensageira do Espírito Santo, com um livro de São Bernardo de Claraval, um livro com sermões profundos sobre Nossa Senhora, que me deixou encantado. Neste mês vou fazer uma breve reflexão com a ajuda de São Bernardo.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A Igreja é uma família

Canção Nova
Sabemos que a família é o “santuário da vida”, como gostava de dizer o nosso saudoso São João Paulo II. Significa que cada lar é um verdadeiro templo. Os pais são os sacerdotes da casa. Assumiram no dia do casamento o compromisso de “educar os filhos na fé cristã”. Por isso é em casa que se deve receber as primeiras lições de catequese.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Sínodo sobre a família: apresentado o documento básico

Em “L’Osservatore Romano” de 26.06.2014, edição romana, foi publicado um artigo sobre o Documento Básico (“Instrumentum Laboris”) preparatório para O Sínodo sobre a Família, convocado pelo Papa Francisco, a começar em Roma, no próximo 19 de outubro. O documento procurou recolher a grande massa de respostas às 32 perguntas feitas pelo Santo Padre a todo povo católico. Assim, além das respostas dos Bispos, houve até um número importante de paróquias que fizeram também fizeram questão de cooperar.

Carta aos Párocos e responsáveis pela evangelização dos jovens no Brasil

O bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro da Silva, escreve carta sobre a evangelização da juventude. Ele convida a Igreja a comemorar um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 e também destaca a necessidade do acompanhamento aos jovens, feito por adultos,  chamado de ministério da assessoria. Dom Eduardo lembra que esta é uma das urgências apontadas no Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil, que aconteceu em dezembro de 2013 e apresenta sugestões para suprir a carência na "quantidade e na qualidade" de acompanhantes e de assessores

sábado, 28 de junho de 2014

Conheça a devoção dos Cinco Primeiros Sábados

A devoção dos Cinco Primeiros Sábados, em desagravo às ofensas contra o Imaculado Coração da Santíssima Virgem Maria, com a comunhão reparadora, está intimamente ligada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Na Aparição em Fátima, no dia 13 de Julho de 1917, Nossa Senhora pediu a reparação pelos pecados cometidos contra o seu Imaculado Coração. Em 10 de Dezembro de 1925, a Virgem Imaculada apareceu à Irmã Lúcia, em Pontevedra, na Espanha, e disse: “Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos os que, no Primeiro Sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a sagrada comunhão, rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistérios do Rosário com o fim de me desagravar”1.

A Veneração do Coração de Maria

Liturgicamente a Festa do Imaculado Coração de Maria deve ser celebrada no sábado a seguir ao segundo Domingo de Pentecostes. “Um dia após a festa do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja comemora a festa do Imaculado Coração de Maria. A proximidade das duas festas é, por si mesma, o sinal litúrgico do inter-relacionamento de ambos os Corações: o mistério do Coração do Redentor se transfere e se reflete para o Coração de Maria que é companheira de caminho e discípula de Cristo”, (Encíclica sobre o Coração de Jesus, Hauritetis aquas).

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sagrado Coração: mais que uma devoção, uma espiritualidade

A dedicação ao Sagrado Coração de Jesus, desenvolvida ao longo da vida da Igreja, é mais que uma devoção, é uma espiritualidade

Na Bíblia, há uma dedicação do povo às coisas do coração. “Tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne” (Ezequiel 11,19). “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas”. (Mateus 11, 28-29)

O coração de Jesus é o coração manso e humilde de Deus, colocado dentro do nosso peito. O Senhor não é só uma inteligência suprema, Ele é coração, e o coração de Jesus é a manifestação visível do amor do Pai.

A comunhão das nove primeiras sextas-feiras garante a salvação?

Nosso Senhor, em aparição a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa visitandina que vivia em Paray-le-Monial, no século XVII, fez doze promessas à humanidade. A décima segunda promessa, conhecida como “a grande promessa”, diz o seguinte: “Eu prometo, na excessiva misericórdia do meu Coração, que meu amor onipotente concederá a todos os que comungarem durante nove primeiras-sextas feiras do mês seguidas, a graça da penitência final; não hão de morrer em pecado e sem receber os sacramentos, servindo-lhes meu Coração de asilo seguro naquele último momento.”

Pode-se confiar nessa prática devocional para alcançar a salvação? Qual o fundamento para crer nessa promessa?

É claro que, tratando-se de uma revelação privada, essa devoção não pertence ao depósito da fé [1] e não tem o caráter de obrigatoriedade. No entanto, o fato de o Magistério da Igreja ter aprovado repetidas vezes essa revelação torna-a digna de fé e confiança por parte dos fiéis.

Hoje é dia do Sagrado Coração de Jesus

A Igreja Católica celebra nesta sexta-feira, dia 27, em todo o mundo, a Solenidade do Coração de Jesus. O coração é representado na Escritura como símbolo do amor de Deus. O desejo da Festa ao seu Sagrado Coração foi revelado por Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa da congregação das irmãs visitandinas que vivia em Paray-le-Monial, França, no século XVII. "Por isso, peço-te que seja constituída uma festa especial para honrar meu Coração na primeira sexta-feira depois da oitava do Corpo de Deus" (Autobiografia de Santa Margarida Maria Alacoque, São Paulo, Loyola, 1985, p. 86).

quinta-feira, 19 de junho de 2014

O milagre da Hóstia

Reparti o pão entre vós

Já há séculos que ocorrem milagres referentes à Eucaristia. Normalmente estão ligados a um momento de falta de fé do celebrante ou por um acidente. Tudo muito bonito.

Podemos acolher sua mensagem no que tem de ensinamento. Mas há um milagre que ultrapassa a todos esses e que pode ser visto e seguido por todos. É o milagre que Jesus fez na Ceia da Quinta-Feira Santa. Esse é milagre, é de fé, se comunica a todos, não só a privilegiados.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Você sabe como preparar-se para a Comunhão?

“A Eucaristia é verdadeiramente um pedaço de céu que se abre sobre a terra”, por isso devemos nos preparar para recebê-la.

Jesus, na noite de Sua Paixão, instituiu o sacramento da Eucaristia, a comunhão. Este é o sacramento dos sacramentos, por meio do qual estamos sempre em profunda comunhão com o Corpo e o Sangue de Cristo.

Para meditar sobre esse grande mistério da fé [a Eucaristia] e saber como podemos nos preparar para recebê-Lo, gostaria de apresentar alguns textos do Magistério da Igreja que nos serão de grande proveito:

domingo, 15 de junho de 2014

A pressa é inimiga da oração

Essa realidade de uma vida agitada e tumultuada tem seus reflexos em nossa vida espiritual, o que torna a pressa inimiga da oração.

Diz um antigo ditado que a pressa é inimiga da perfeição. Infelizmente, somos escravos da pressa, principalmente na sociedade em que vivemos. Tudo acontece numa velocidade muito rápida! As notícias chegam até nós no momento em que os fatos acontecem. A comunicação está a um clique de nossas mãos. Neste tumultuado mundo em que habitamos e vivemos, desaprendemos a saborear os momentos. Na pressa que nos convida a estar sempre agitados interiormente, fazemos tudo no impulso da agilidade que o tempo nos exige.

sábado, 14 de junho de 2014

A confiança em Deus é a arma da vitória

Precisamos acreditar no auxílio eficaz do Espírito Santo na nossa vida. Quando passamos por dificuldades, a primeira coisa que fazemos é contar para as pessoas; ficamos angustiados, muitas vezes, murmuramos e nos aterrorizamos, esquecendo-nos de buscar o nosso socorro no Senhor, que combate por nós e que está sempre ao nosso lado, mesmo quando não nos apercebemos da presença d’Ele.

Durante a caminhada do povo de Israel no deserto, foram muitas as provas, mas o Senhor caminhava com ele, assim como caminha conosco no presente.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Faça sua oração a Santo Antônio

Oração

Santo Antônio, curai as feridas da vida sentimental.
Santo Antônio, curai as feridas da vida sentimental.
Santo Antônio, curai as feridas da vida sentimental.

Santo Antônio anima festejos juninos

A sexta-feira 13 do mês de junho é de festa. É dia de Santo Antônio. A Arquidiocese de São Paulo possui 13 paróquias dedicadas ao santo, que popularmente é conhecido como “o santo casamenteiro”, esse “apelido” é conferido ao santo, pois ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar. O grande legado do santo, no entanto, é sua pregação. “De sua pregação restam significativos testemunhos em seus escritos homiléticos”, descreve o Missal Romano.

Na paróquia centenária dedicada ao santo, no bairro do Pari, as celebrações e festejos já estão acontecendo a todo vapor desde 24 de maio. São mais de 30 barracas, entre terceirizados e barracas da comunidade.

Só perdoa quem faz a experiência com a misericórdia

Nesta Santa Missa, estou vestido de verde, em sintonia com o Brasil neste momento. E aqui eu faço lembrança do nosso saudoso e querido padre Léo, que dizia: “Se alguma coisa ainda está verde porque ainda não está madura”. Se você come algo verde, pode correr o risco de passar mal. Depois do tempo pascal, a liturgia celebra o tempo comum, quando usamos o verde da esperança. Por isso o verde nos mostra que eu e você ainda não estamos maduros.

Talvez que você é casado ainda não esteja maduro ou até mesmo você que tem uns 40 anos ainda não esteja maduro, pois essa é uma longa caminhada. Que lindo seria se eu pudesse ouvir as suas histórias e tudo aquilo que já viveu! Quanto mais nós aprendemos tanto mais temos o que aprender. Jesus é esse Mestre que sempre nos ensina coisas novas. Além de aprendermos coisas novas, precisamos retomar algumas coisas. No tempo comum, do discipulado, precisamos retomar aquilo que aprendemos. Louvado seja Deus pelos pais, que sabem se derramar em misericórdia para com os filhos, mas, que, no momento oportuno, também são firmes com estes. Os pais não devem dar tudo o que os filhos querem, mas também não precisam ser bravos e rígidos em excesso; devem educá-los com sabedoria e amor.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Ação Pastoral durante a Copa

Arquidiocese de São Paulo organizou-se para desenvolver uma ação pastoral de acolhida aos visitantes e de orientação para os casos de violência que exigem a solidariedade da Igreja, durante o período de realização da Copa do Mundo. Igrejas e Santuários da Arquidiocese de São Paulo e também de outros estados terão programação especial de Missas, inclusive com celebrações em outros idiomas.

Em casos de ameaças e violências com mulheres:

Pastoral da Mulher Marginalizada:
Ir. Elizangela - 9 6571-3336
Sueli - 9 6214-8018

CNBB lança Documento que trata da renovação paroquial

O Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, propõe reflexão e ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia. Após, aproximadamente, dois anos de estudo, os bispos reunidos na 52ª Assembleia Geral, no mês de maio, aprovaram o texto para publicação como Documento oficial da Igreja no Brasil.

De acordo com bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, o texto quer contribuir para dinamizar a vida de comunidade. “Vai nos ajudar a sermos presença do Evangelho de maneira fecunda e samaritana, no anúncio do Reino de Deus”, afirma. Na apresentação do Documento, o secretário recorda que a Igreja tem sua origem na comunidade, por isso a “Igreja é comunidade”.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

A igreja e a Copa

No dia 13 de maio, próximo passado, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou uma longa mensagem ou carta sobre a Copa do Mundo. No texto intitulado “Jogando pela vida”, os bispos afirmam que “a Igreja no Brasil acompanha, com presença amorosa, materna e solidária, esse grande evento que reunirá vários países e protagonizará a oportunidade de um congraçamento universal”. Os bispos consideraram o esporte um direito humano de especial valor, dizendo que é necessário a uma vida saudável e que não deve ser negligenciado por nenhum povo. A carta reconhece que “de todos os esportes, o brasileiro nutre reconhecida paixão pelo futebol”. Por isso, a maioria dos brasileiros aguarda a Copa do Mundo com expectativa e alegria. Os bispos acreditam que os brasileiros, conhecidos mundialmente por sua hospitalidade e alegria, “saberão colher aqueles que, de todas as partes do mundo, virão ao nosso País por ocasião da Copa”.

Eu posso sendo cristão usar uma Figa?

“É no Senhor que confia quem O teme: Ele é seu auxilio e o seu escudo.” (Sl 155, 11)

Quantas vezes podemos ver pessoas e mais pessoas carregando uma figa junto ao seu corpo. Seja por meio de um colar, pulseiras, brincos, bijuterias e etc… Existe famílias que é costume dar uma figa quando um bebê nasce, e não sei de onde surgiu tal costume, mas de fato muitas vezes vejo bebês utilizando este tipo de objeto.

terça-feira, 10 de junho de 2014

É preciso ser carismático vinte quatro horas por dia

Hoje, para nós Igreja Católica, esta precisa ser uma de nossas maiores solenidades. Estamos oficialmente celebrando o nascimento da Igreja una, santa e católica. O Papa Leão Magno afirma que a solenidade de hoje deve ser celebrada como uma das festas mais importantes.

Para os judeus esta festa tinha o nome de Festa da Colheita, Festa das Tendas, Festa de Pentecostes e, hoje, precisamos continuar celebrando Pentecostes. Como o Papa Francisco tem nos indicado, precisamos sair, ir ao encontro dos irmãos e anunciar o Senhor.

A “Ave Maria” explicada parte por parte

1 – “Ave, Maria (alegra-te, Maria).”  (Lc 1,28)

A saudação do anjo Gabriel abre a oração da Ave-Maria.

É o próprio Deus que, por intermédio de seu anjo, saúda Maria.

Nossa oração ousa retomar a saudação de Maria com o olhar que Deus lançou sobre sua humilde serva, alegrando-nos com a mesma alegria que Deus encontra nela.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Clamando Pentecostes

Nós nos preparemos para a Festa de Pentecostes, rezando durante nove dias esta oração, clamando os dons do Espírito Santo sobre nós, nossas famílias e sobre toda a Igreja.
Rezemos juntos, sempre há tempo para começar:

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Papa à Renovação Carismática: unidade e aproximação a pobres

Uma multidão em festa acolheu na tarde deste domingo, 1º, o Papa Francisco no Estádio Olímpico de Roma, para celebrar os 37 anos da Renovação Carismática italiana.
O Presidente do Movimento, Salvatore Martinez, deu as boas-vindas ao Pontífice, afirmando que o Olímpico hoje não é palco de um jogo de futebol, com os times da Roma, da Lácio ou do São Lourenço (da Argentina). Mas há sempre uma equipe, a dos discípulos de Jesus, cujo técnico é o Espírito Santo e o capitão é o Papa Francisco. “A estratégia de jogo é maravilhosa. Colocando em campo a fé, a vitória de Jesus está garantida”, disse ele.

Rezemos: Novena do Espírito Santo

Convido você para rezarmos juntos a Novena do Espírito Santo. Esta semana, Nós nos preparemos para a Festa de Pentecostes, rezando durante nove dias esta oração, clamando os dons do Espírito Santo sobre nós, nossas famílias e sobre toda a Igreja. 

Orações iniciais para todos os dias

Deus meu! Deus de amor e de verdade.
Autor da santificação de nossas almas, prostrado humildemente ante vossa soberana Majestade, detesto na amargura de meu coração todos os meus pecados, como ofensas feitas a Vos, digno de ser amado sobre todas as coisas.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Uma proposta inesperada

Em sua primeira visita à cidade de Belém, onde nasceu Jesus, o papa Francisco fez um convite inusitado. Chamando o conflito entre Israel e Palestina de “cada vez mais inaceitável”, propôs uma reunião entre os presidentes dos dois países no Vaticano para um momento de oração pela paz. “Ofereço a minha casa para hospedar esse encontro”, afirmou o pontífice na oração do Regina Coeli (Rainha dos Céus), no domingo, 25.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Santo Terço Público na Praça da Sé

No sábado, 7/6, às 15h, leigos da Arquidiocese de São Paulo irão rezar o terço na Praça da Sé. A organização explica que a principal intenção do ato é “em desagravo às ofensas contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria”.

Esta será a segunda vez que o Santo Terço Público é realizado na Praça da Sé. O primeiro encontro ocorreu em 3/5. A ideia é que todo primeiro sábado do mês seja rezado o terço.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Movimento do terço dos homens cresce no país

Terço dos homens da Pq. São José, Dioc. de S. Miguel Paulista
Neste fim de semana, de 16 a 18 de maio, a Comunidade Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP), promove o 6º Congresso Mariano, com o tema: "Pede à Mãe que o Filho atende". Momento em que católicos de todo o país vão orar e refletir sobre a importância da Virgem Maria na vida da Igreja e na nossa.

Para a Igreja, Maria é a grande Mãe e intercessora, por isso muitos fiéis são devotos dela e clamam por sua proteção. Sandro Aparecido Arquejada, missionário da Comunidade Canção Nova, conta que sua mãe o consagrou a Nossa Senhora Aparecida e que, em todos os momentos de sua vida, ele pede sua proteção e intercessão.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Papa Francisco confirma presença inédita e histórica no Encontro da RCC da Itália.

O Papa, no dia 1° de Junho, com a Renovação no Espírito Santo: “Um fato histórico e inédito
Os membros da Renovação no Espírito Santo estão ansiosos: Papa Francisco estará presente na 37ª Convocação do Movimento que acontecerá em Roma no Estádio Olímpico, dos dias 1 a 2 de junho de 2014 com o tema: “Arrependei-vos! Crede! Recebei o Espírito Santo! (Cf. Atos 2, 38-40). Para uma Igreja “em saída” missionária”. Especificamente, o Santo Padre vai falar na Convocação, domingo 1° de junho, das 17 às 18h30.

“Vai ser um momento extraordinário – está escrito em um comunicado do movimento – para invocar junto com o Papa Francisco uma renovada efusão do Espírito Santo. 90 minutos para um programa maravilhoso de boas-vindas, oração, cantos, testemunhos, diálogo e a escuta! A presença de um Papa em uma Convocação do Movimento será um fato histórico e inédito. Será, além do mais, a primeira vez que um Papa entrará em um estádio, em um dos lugares-símbolo da Capital, protagonista de um momento de espiritualidade”.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Troféu Louvemos o Senhor 2014 abre credenciamento de imprensa

O evento de entrega dos prêmios do Troféu Louvemos o Senhor 2014 já está com  o credenciamento de imprensa aberto aos veículos que desejarem fazer a cobertura da cerimônia.

A entrega dos prêmios acontecerá no dia 28 de maio às 20h nos Estúdios da Associação do Senhor Jesus. Rua João Previtale, nº 1834, Jardim Alto da Colina, CEP 13272-315, Valinhos SP.

Papa reza pelos Pastores da Igreja e pelas vocações

Francisco destacou que fiéis devem importunar os pastores para que eles deem ao povo o leite da doutrina e da graça

Papa reza pelos Pastores da Igreja e pelas vocações, antes do Regina Coeli deste domingo, 11, Papa Francisco falou aos fiéis sobre o Evangelho do Bom Pastor. Ele rezou por todos os pastores da Igreja, sejam eles bispos, padres ou o próprio Papa, e exortou os fiéis a “importunarem” os pastores para que eles sempre possam dar ao povo a doutrina e a graça.

sábado, 10 de maio de 2014

CNBB divulga folder com orientações sobre a Copa do Mundo

O arcebispo de Maringá (PR) e bispo responsável pela Pastoral do Turismo, dom Anuar Battisti, apresentou à imprensa o folder “Copa do Mundo Dignidade e Paz”, preparada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

A Igreja celebra o 51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, dia 11 de maio, IV Domingo da Páscoa, com o tema “Vocações, testemunho da verdade”. Todas as paróquias e comunidades de fé vão vivenciar este dia por meio de orações, celebrações eucarísticas, Terço Vocacional ou Hora Santa Vocacional. 
Leia a mensagem:    Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações “Vocações, testemunho da verdade”  

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Na Eucaristia temos a presença real de Jesus Cristo

A Eucaristia não é símbolo, não é lembrança; a Eucaristia é a presença real, viva, amorosa de Nosso Senhor Jesus Cristo no meio nós! "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (João 6, 56).

Os discípulos que tiveram a graça de conviver com o Senhor – e até se encontrarem com Ele depois da Ressurreição d’Ele – desejaram e anunciaram que o Senhor permanecesse entre eles! Depois dissso, Jesus ainda caminhou quarenta dias com Sua Igreja e só depois foi para o céu, contudo Ele mesmo nos disse: ”Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos”.

A necessária renovação da Paróquia

Em seu mais recente artigo, o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, abordou a renovação da paróquia, tema este discutido pelos bispos presentes em Aparecida, durante a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e na assembleia anual deste ano.
Segundo Dom Odilo, o tema voltou mais amadurecido, "resultando na aprovação de um novo Documento da CNBB sobre o assunto".

Papa Francisco aos jovens: Qual é a sua atitude frente ao encontro com Cristo?

O Papa Francisco enviou no sábado uma vídeo mensagem aos 10.000 jovens que participaram da Jornada Regional da Juventude em Buenos Aires (Argentina), para chamá-los a perguntar-se qual é sua atitude frente ao encontro com Cristo e a alentá-los a confiar na misericórdia de Deus, que “aproveita nossos fracassos para falar ao nosso coração”.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Padre Zezinho, a vida a favor dos irmãos

O pioneiro das canções religiosas adequadas aos tempos atuais - padre Zezinho - celebra 50 anos de evangelização. Ele ensina a rezar, a cantar, a pensar, a amar. É com ele a entrevista que estreia a sequência de temas e de pessoas que Padre César Moreira, novo colunista do A12.com, passa a apresentar.

"No peito eu levo uma cruz. No meu coração, o que disse Jesus". Quem já cantou esse refrão sabe quem é o seu autor. É aquele padre que compôs cerca de 1.500 canções; tem 120 álbuns musicais; mais de uma centena de livros e centenas de artigos publicados; foi o pioneiro do gênero musical que tem o objetivo de falar com o jovem, convidando - o "a pensar em Deus e a pensar no amor".

quarta-feira, 7 de maio de 2014

"Sou separado e estou vivendo com minha namorada: Deus pune duas pessoas que se amam?"

Sou um homem de 49 anos; há 4 anos minha mulher me pediu a separação porque se apaixonou por outro homem e me deixou. Sofri tanto, mas depois de um ano encontrei uma mulher maravilhosa e nasceu um grande amor. Ela é uma mulher solteira, sem casamento nas costas, por isso em quase três anos de convivência teve tantas pausas de reflexão por causa da Igreja. Alguns sacerdotes a aterrorizaram dizendo que estando comigo queimará no inferno e estará no pecado para sempre. Mas eu me pergunto: Mas Deus verdadeiramente pune duas pessoas que se amam? Estamos de acordo com tudo, nos respeitamos, somos um casal exemplar. Padre, eu não posso crer que Deus, que fala de amor e de amar, possa nos fazer o mal nos mandando para o inferno. Deus não marginaliza as pessoas, não é racista. Agora, por que certos sacerdotes fazem terrorismo nos colocando medo?

Resposta do sacerdote

terça-feira, 6 de maio de 2014

Maio, mês dedicado a Maria e a oração do Santo Terço

Maio é um mês especialmente dedicado a Maria e à oração do Santo Terço. Uma oração simples e profunda, nascida, segundo a tradição, no século XIII com os dominicanos e depois sempre promovida pelos Papas. O Cardeal Santos Abril y Castelló, arcipreste da Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, foi entrevistado pela Rádio Vaticano a este respeito.

"O Terço, como é bem conhecido, é uma oração que medita os momentos mais importantes da vida do Senhor e da vida de Nossa Senhora. Portanto, tenhamos Maria como Mestra que nos acompanha no caminho para seguir o Senhor mais de perto".

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Testemunho: Patrícia superou o vício com a ajuda de Deus

O programa “PHN”, transmitido pela TV Canção Nova, teve a participação da coordenadora projeto “Mundo Novo sem Drogas”, Patrícia Magalhães, um exemplo de superação por ter conseguido se livrar das drogas.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

A profecia do silêncio

Precisamos do silêncio também do ponto de vista espiritual. Não se trata simplesmente de abster-se de falar ou da ausência de ruídos, mas sim do silêncio interior, aquela dimensão que nos restitui a nós mesmos, nos coloca no plano do ser, diante do essencial.

A opinião é do monge e teólogo italiano Enzo Bianchi, prior e fundador da Comunidade de Bose, em artigo publicado no jornal Avvenire, dos bispos italianos, 29-08-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto. Eis o texto.

terça-feira, 22 de abril de 2014

A música litúrgica como Serviço e Oração

“A tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor, que excede todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da liturgia solene. Ela será mais santa quanto mais intimamente estiver unida à ação litúrgica...” (Cf. Sacrosanctum Concilium, 112)

Essa verdade da Igreja trazida pela Constituição sobre a Sagrada Liturgia se explica quando a música for um serviço que possibilite um grande encontro das pessoas com as Pessoas Divinas, entendendo que, na Liturgia, está a maior ação externa que se presta à Trindade Santa.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O que devo cantar?

Já vi o mover de Deus se manifestar poderosamente no “aleluia, aleluia” de “A alegria está no coração” e já vi o Senhor não fazer nada também quando cantamos essa mesma música. O problema não está na canção, está em nós. Escolhemos, muitas vezes, a música que dá certo e não a que é certa. Não damos valor ao louvor inicial do grupo. Esquecemos que o Senhor é atraído pelo louvor. Não cantamos músicas animadas para o povo ficar feliz, ou se confraternizar, isso é fruto, consequência. O Louvor inicial de nossos encontros é para atrair o coração de Deus. Para que a alegria da Sua Presença se faça real em nossas vidas.

domingo, 20 de abril de 2014

Cristo Vive!


Feliz e Santa Páscoa do Cristo Ressuscitado para você e toda a sua família e o que deseja o Ministério de Música Cavaleiros do Altíssimo.

sábado, 19 de abril de 2014

Receba a luz de Cristo

Vigília em honra ao Senhor. No Sábado Santo a Igreja permanece junto ao sepulcro meditando a Paixão e Morte de Cristo, com as lâmpadas acesas ansiosos aguardam a Sua chegada. É um dia de meditação e silêncio.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Vencedor é Cristo


«O mal não tem a última palavra, porque o vencedor é Cristo crucificado e ressuscitado»
Pe. 
Fouad Twal

Bendita e gloriosa é a Santa Cruz

Hoje, sexta-feira Santa, ao invés da Santa Missa a Igreja realiza às 15h, hora da misericórdia, uma celebração onde expõe a cruz e os fiéis passam diante dela reverenciando e beijando-a. 
A celebração é dividida em três partes: a primeira é a leitura da Sagrada Escritura e a oração universal feita por todas as pessoas de todos os tempos; a segunda é a adoração da Santa Cruz e a terceira é a Comunhão Eucarística, juntas formam o memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor.  

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Papa Francisco insiste em pedir "alegria" aos sacerdotes

Na manhã desta quinta-feira Santa, dia 17 de abril, o Papa Francisco celebrou a missa do Crisma, ocasião em que os sacerdotes renovam os votos e promessas feitas no momento de sua ordenação. Na homilia, cujo tema foi “Ungidos com o óleo da alegria!”, ele disse que “a alegria dos sacerdotes tem a sua fonte no Amor do Pai, e o Senhor deseja que a alegria deste amor esteja em nós e seja completa”.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

A Paixão de Cristo em mim

Como está o seu ministério hoje? Já passaram por muitas dificuldades para se manterem em pé e firmes na fé? Você já pensou em largar tudo e desistir? Aqui está uma boa reflexão para esta semana santa. Momento de silenciar o coração e entender os sinais de Deus em nossa vida. Confira o artigo de Rafael de Angeli, vocalista da Banda canal da Graça.

Dom João Bosco é nomeado bispo de Osasco (SP)

O papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Ercílio Turco, em conformidade com o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico, e nomeou hoje, 16, como bispo da diocese de Osasco (SP), dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, transferindo-o da sede episcopal de União da Vitória (PR).

Reflexão de Dom Orani sobre a Páscoa

A Quaresma, que tem como finalidade não só preparar a Igreja para a Páscoa, mas fazer com que o mistério da Páscoa seja vivido já na sua primeira vertente de paixão, pode ser considerada, sob a guia dos textos litúrgicos, como subida com Cristo para Jerusalém, a fim de partilhar o seu mistério pascal. Nos textos bíblicos deste tempo litúrgico volta, mais uma vez, este aspecto fascinante.

“Caminhar a Jerusalém” não significa, para Jesus, apenas uma peregrinação à cidade santa, mas tem um preciso significado messiânico e teológico, que os evangelistas, com diferentes acentos, colocam em relevo. Jesus vai a Jerusalém para aí cumprir a vontade do Pai. Em Jerusalém, acontecerá o encontro decisivo entre Jesus e o sinédrio judaico, totalmente incapaz de se abrir à luz do evangelho, porque obcecado pelo formalismo religioso e pela paixão. Por isso, decidirá “matar Jesus” (Jo 11,53).

segunda-feira, 14 de abril de 2014

O demônio existe e age

Entrevista com o Pe. Luis Escobar, primeiro exorcista formalmente nomeado no Chile

O Pe. Luis Escobar Torrealba acaba de ser nomeado como exorcista da diocese de Santa Cruz de Rancagua, no Chile. Esta nomeação é histórica por ser ele o único exorcista formalmente designado no Chile.

Mas o Pe. Luis não é um novato nesta prática. Ele já realizou diversos exorcismos e colaborou para a cura e libertação de dezenas de pessoas que padeciam de alguma ação do demônio.

Dom Orani se manifesta sobre a polêmica votação do PNE

Depois de adiada várias vezes devido à pressão popular, a votação do Plano Nacional de Educação (PNE), a vigorar nos próximos dez anos como parâmetro ao sistema educacional brasileiro, esta foi marcada para a próximo dia 22 de Abril.

O documento a ser votado contem, no entanto, uma afronta às famílias brasileiras responsáveis pelas novas gerações, pois introduz, oficialmente, no ensino nacional a revolucionária, sorrateira e perigosa “ideologia de gênero” desmascarada mais de uma vez por estudiosos de renome.